top of page

Especial Eleições 2014 - Dilma Rousseff

Atual Presidente da República, Dilma Vana Rousseff, nasceu em Belo Horizonte (MG) no dia 14 de dezembro de 1947.


Filha de imigrante húngaro e de uma fluminense, iniciou sua vida política atuando em militâncias armadas durante o regime militar, foi presa pela Operação Bandeirante e torturada pelo DOPS. Graduou-se em Economia na Universidade Federal do Rio Grade do Sul em 1977.


dilmarobertostuckert_344.jpg

Sua carreira foi se consolidando através da atuação em cargos públicos não eletivos. Em 2001 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, quando este ainda era presidido por Lula. Após a vitória do candidato nas eleições do mesmo ano, Dilma assumiu não só os planos de governo do PT na presidência, como também o cargo de Ministra de Minas e Energia até 2005, quando o escândalo do mensalão levou o então Ministro-Chefe da Casa Civil José Dirceu à renúncia e o cargo foi ocupado por Dilma Rousseff.


Vista, com maior evidência, como braço direito do então presidente Lula, Dilma foi preparada para sua sucessão, que ocorreu nas eleições de 2010 e a transformou na primeira mulher a assumir a Presidência da Republica do Brasil.


Hoje, candidata à reeleição, Dilma não possui um plano de governo para a atual candidatura, entre programas partidários e debates, a principal preocupação da candidata tem sido defender os feitos de seu primeiro mandato.

DADOS

NOME: Dilma Rousseff

NÚMERO: 13

CARGO: Presidente

PARTIDO: Partido dos Trabalhadores (PT)

VICE: Michel Temer

Por Elen Silva

bottom of page