top of page

ESPECIAL ELEIÇÕES 2014 - AÉCIO NEVES

O candidato do PSDB, Aécio Neves já era bem popular antes mesmo de ser confirmado para a disputa. Mineiro de Belo Horizonte, formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, o político tem no sangue a tradição de estar nesse meio. Neto do ex Presidente Tancredo Neves (que não assumiu o cargo devido à sua morte na véspera da posse) e de Tristão da Cunha (um dos signatários do Manifesto dos Mineiros e deputado federal). Seu pai, Aécio Cunha, também seguiu nessa carreira, sendo parlamentar (e advogado) por mais de 30 anos.


Aecio_Neves.jpg


Sua carreira na política começou quando seu avô lhe convidou para ser seu secretário pessoal, aos 21 anos, em campanha pelo governo de Minas Gerais. Porém, foi em 1986 que conquistou seu primeiro cargo eletivo, ganhando como deputado federal, cargo este, que se reelegeu por três vezes. Em 2001, apresentou-se como candidato à Presidência da Câmara e, quando eleito, tomou medidas como a criação do Conselho de Ética.



Em 2002, conseguiu a vitória da disputa para o Governo Mineiro com 60% dos votos e atingindo índices de, aproximadamente, 70% de aprovação popular, segundo pesquisas, ao fim de seu primeiro mandato, assim, conseguindo a reeleição. As pesquisas mostram que a aceitação mineira para o político tem números bem altos, atingindo mais de 90% de aprovação no fim do segundo mandado. Atualmente, exercia o cargo de Senador por Minas Gerais.



Em sua campanha, conta com Aloysio Nunes como vice-presidente. Aloysio é um estudado político, que tem sua iniciação no ramo com movimentos estudantis. Por causa da Ditadura Militar, morou por anos na França e quando retornou ao Brasil conquistou seu primeiro cargo eletivo, em 1982, como Deputado Estadual, sendo reeleito. Formado em Ciências Sociais pela USP, em Economia pela Universidade de Paris e, por esta, também, é mestre em Ciência Política, Aloysio foi vice-governador de São Paulo em 1990, sendo da chapa do Luiz Antônio Fleury Filho. Em 1994, conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo reeleito por duas vezes. Em 2010, foi eleito Senador de São Paulo, mas antes exerceu cargos importantes, como Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Ministro da Justiça e Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.



Aécio Neves e Aloysio Nunes são representantes do PSDB. O partido tem seu maior eleitorado na região sudeste e sul do país. Em nosso estado, São Paulo, os tucanos, como são chamados por muitos, têm como representante ativo o governador Geraldo Alckmin, que é candidato a reeleição.



Em questão às propostas mais importantes, algumas têm destaque, como é o caso da ampliação do Programa Saúde da Família para todo o território nacional. Para a Educação, o candidato pretende implantar a Escola Jovem, que permite a escolha das áreas em que os jovens querem se aprofundar. A ideia para a o setor da Segurança é a criação do Fundo de Valorização da Polícia, para apoio aos policiais civis e militares dos Estados, com o estabelecimento de metas para a transferência de recursos e a publicidade das metas e dos resultados obtidos. Implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, priorizando o transporte público, em relação ao meio ambiente. No ramo de esportes, a promoção do esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano, econômico e social, assim, tendo um apoio aos estados e municípios na implantação de infra estrutura esportiva nas escolas.



DADOS

NOME: Aécio Neves

CARGO: Presidente

NÚMERO: 45

PARTIDO: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB

VICE: Aloysio Nunes








Por Letícia Cristina

bottom of page