top of page

UM ANO DE PAPA FRANCISCO

O dia 13 de março de 2013 vai ficar marcado na história da Igreja Católica: foi o dia em que o primeiro papa latino-americano assumiu o cargo mais importante da Igreja.


Ontem, o papa Francisco completou 1 ano de Pontificado, após a inesperada renúncia do papa emérito Bento XVI, em fevereiro do ano passado.


Jorge Mario Bergoglio tem 77 anos, e em seu primeiro ano como chefe mostrou que tem disposição para viajar e atender os fiéis e ainda coordenar a política do Vaticano.


Neste primeiro ano, o novo papa não se absteve de temas polêmicos e falou sobre aborto, homossexualidade e direitos entre homens e mulheres dentro da Igreja.


O primeiro país visitado por Francisco foi o Brasil, o que gerou brincadeiras nas redes sociais pois o papa é argentino. A Jornada Mundial da Juventude reuniu aproximadamente 4 milhões de pessoas que encararam o calor do Rio de Janeiro e o frio de São Paulo para apenas ver o papa, de longe.


Desde que foi nomeado, Francisco mostrou uma humildade que há muito tempo não se via entre os pontífices. A começar pelos aposentos simples que escolheu para morar e as jóias de prata, e não ouro, como era costume. Ostentação não tem vez na Era Francisco.


Para poder se comunicar mais com os fiéis o papa usa o Twitter, e nesta quinta, o tweet da vez foi: “Rezai por mim”. Com mais de 10 milhões de seguidores, orações não vão faltar. Isto é mais uma prova de que, sim, o papa é pop!





Por Nicole Rodrigues

bottom of page