Um ano da tragédia na Boate Kiss
- puxadinhoblog
- 27 de jan. de 2014
- 2 min de leitura
Dia 27 de janeiro de 2013. Exato, um ano atrás. Um dia que para muitas famílias foi considerado a data de um desastre. Foi na madrugada do dia 27 que, em Santa Maria (RS), a Boate Kiss sofreu um incêndio que matou 242 pessoas.
A causa da tragédia foi o contato de fogo, vindo de um sinalizador, para efeitos pirotécnicos, com a espuma que revestia o teto do local. Espuma que não era a mais indicada para lugares fechados. Lembrando que a boate estava com o alvará do Corpo de Bombeiros vencido.
O efeito foi utilizado pela banda que se apresentava no local, o grupo sertanejo Guirizada Fandangueira, que teve integrantes presos, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, mas soltos em maio junto com os sócios da boate, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, para aguardarem o processo em liberdade.
A falta de culpados deixa indignada as famílias das vítimas. E por isso, na madrugada de hoje, familiares e amigos fizeram protestos e homenagens àqueles que morreram nessa tragédia que foi a maior dos últimos 50 anos.
O grupo que fez as homenagens pintou a silhueta de 242 corpos, no asfalto próximo à Kiss, e um grande coração branco foi pintado na frente da entrada da boate. Às 3h houve um “sirenaço”, lembrando o começo, aproximado, do incêndio. Também na frente da casa noturna, houve a contagem, em voz alta, até o número 242 e velas foram acessas para lembrar as vítimas. No pátio da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), foi plantada uma árvore frutífera, bergamoteira, em homenagem aos mortos.
E as homenagens não param. Durante a tarde, eventos foram preparados para lembrar o incêndio. Às 14h será exibido o documentário "Janeiro 27", dos diretores Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento, no Centro Universitário Franciscano. Às 16h30, será promovida uma palestra espírita, na Praça Saldanha Marinho, promovida pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Nessa mesma praça, está programada uma mobilização com apresentações artísticas e culturais com mateada para às 17h. E às 20h, no mesmo local, um ato ecumênico.
Já houve protestos, também. O dia amanheceu com o asfalto da rua da boate Kiss pintado, pedindo justiça. Três jovens usaram máscaras e seguraram cartazes protestando em frente ao local da tragédia. E uma marcha foi realizada por manifestantes até a sede do Ministério Público, hoje de manhã. Nela, houve protesto por justiça e crítica à atuação nas investigações do caso.
Por Letícia Cristina


















































Comentários