top of page

Premiação dos melhores do futebol mundial de 2013

Com a presença de muitos brasileiros, foi realizado, nessa segunda-feira (13), o evento que premia o melhor jogador de futebol do mundo. Esse ano, apresentado pela brasileira Fernanda Lima e pelo ex-jogador holandês, Ruud Gullit, a Festa de Gala da FIFA foi de muita emoção.



Das mãos de Pelé, o Rei do Futebol, Cristiano Ronaldo, que desbancou Lionel Messi, ganhou o tão desejado troféu Bola de Ouro, pela segunda vez. O português se emocionou muito ao subir no palco para receber o prêmio, que é votado por técnicos e capitães de todas as seleções nacionais e jornalistas.



Enquanto fazia seu discurso Cristiano Ronaldo não conteve o choro. Ao lado de seu filho, ele agradeceu aos entes da sua família que estavam presentes, sua namorada e seus companheiros de time e de seleção. O craque recebeu esse prêmio pela primeira vez em 2008. Depois dele, Messi recebeu o troféu por quatro anos consecutivos.



Mas a emoção não ficou só por conta do português. A FIFA fez uma homenagem ao considerado melhor de todos os tempos, Pelé. Deu-lhe a Bola de Ouro em merecimento pelos anos jogados e por tudo que fez no futebol. Estranheza é pensar que o Rei do Futebol não tenha ganhado tal título, até então, mas isso se deve ao fato de que quando o troféu Bola de Ouro foi criado, por François Morinière, diretor da revista France Football, premiava o melhor jogador da Europa, sendo transformado em mundial, apenas, em 1991. Segundo o próprio diretor, a entrega do troféu foi uma maneira de "consertar uma injustiça". Pelé, também, não conteve o choro e agradeceu todos envolvidos em sua trajetória como jogador.



Os brasileiros estavam em alta no evento. Além da homenagem ao Pelé, Amarildo (campeão do mundo em 1962) e Cafú (campeão do mundo em 2002) subiram ao palco para fazerem participação rápida. Mas a participação de Amarildo não foi tão rápida assim, o ex-jogador se empolgou e fez muitos dos presentes se divertirem com seu discurso.



Outros brasileiros que subiram ao palco foram Ronaldo (Fenômeno), Neymar e Adriana Lima para promoverem a Copa do Mundo no Brasil, neste ano. Neymar conseguiu ficar em quinto lugar na categoria de melhor do mundo, em seu primeiro ano de Europa, no Barcelona (ESP). Essa foi a melhor colocação do jogador, que muitos acreditam que, logo, estará brigando fortemente para o ser o melhor do mundo.



Também concorrendo o Bola de Ouro, o sueco Zlatan Ibrahimovic, não conseguiu levar o prêmio mais aguardado do evento, ficando em quarto lugar. Mas em compensação, arrecadou quase metade dos votos do Prêmio Puskas, de gol mais bonito de 2013. O gol que fez com que o jogador levasse o troféu foi um golaço marcado contra a Inglaterra. O sueco recebeu o prêmio das mãos do goleiro brasileiro Júlio César.



Neymar, premiado no ano de 2011 como o melhor gol (ficando com o terceiro lugar nesse ano), não subiu ao palco para receber nenhum troféu, mas os brasileiros Thiago Silva e Daniel Alves sim. Os jogadores foram premiados por serem considerados os melhores em suas posições, zagueiro e lateral-direito, respectivamente. Assim, formaram a Seleção Mundial de 2013. Ao lado deles figuravam outros grandes nomes do futebol, como Cristiano Ronaldo, Messi e Ibrahimovic.



Pelo lado feminino da premiação, o grande nome da festa foi Nadine Angerer, desbancando a brasileira Marta, que já levou o prêmio de melhor jogadora do mundo por cinco vezes. A alemã é a primeira goleira a ganhar como melhor mundo.



Confira todos os premiados desse evento da FIFA (2013):



Bola de Ouro - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)



Jogadora do Ano – Nadine Angerer (Brisbane Roar)



Prêmio de Honra – Pelé



Prêmio Puskás – Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain)



Técnicos do Ano – Jupp Heynckes (antigo técnico do Bayern de Munique) e Silvia Neid (técnica da seleção feminina alemã)



Seleção Mundial - Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Daniel Alves (Barcelona), Manuel Neuer (Bayern de Munique), Philipp Lahm (Bayern de Munique), Sergio Ramos (Real Madrid), Andrés Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Franck Ribéry (Bayern de Munique), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona) e Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain).







Por Letícia Cristina

bottom of page