top of page

A primeira (de muitas)

Uma semana de blog e, em comemoração, fiquei responsável por um texto. Pensei muito em como transmitir a sensação de fazer redações que, finalmente, iam estar disponíveis para todos que quisessem ler. Mas depois do que me aconteceu voltando para São Paulo essa semana, tive certeza, que contar a minha viagem é a melhor maneira de transmitir a primeira semana, de muitas, do blog.


Essa viagem para uma cidade do interior paulista se mistura muito com o Puxadinho. Isso, porque ambos tiveram seu grande começo na primeira sexta-feira do ano. Logo pela manhã o blog foi ao ar e houve a divulgação em suas redes sociais. O horário foi escolhido, exatamente, para não atrapalhar nem a minha viagem, nem o horário de trabalho da Elen, também responsável pelo blog, que aconteceriam à tarde. E assim, teve o início do nosso projeto, sendo que em seu primeiro fim de semana tudo correu bem.


A primeira segunda-feira do ano marcaria a primeira publicação do Puxadinho. A Nicole ficou responsável por ela. A previsão era publicar de manhã, mas logo, eu e a Elen, fomos informadas de problemas técnicos. Minha preocupação aumentava e a minha missão se tornou encontrar um computador com conexão de internet em uma cidade de interior. Ok, missão concluída com sucesso. Achei uma Lan House e consegui publicar o nosso primeiro texto.


O andamento do cronograma que tínhamos feito para o blog estava caminhando, mesmo com algumas alterações de última hora. E o planejamento feito pela minha família para a viagem também estava de acordo. E devido à organização feita para essas duas situações, sabia que quarta-feira seria um dia bem corrido, já que seria o primeiro texto de minha autoria publicado no blog e a volta para casa. Pensei em deixar para fazer a publicação mais para a noite de quarta, já em São Paulo, mas resolvi já de madrugada que a faria na parte da manhã.


Levantei cedo, desci na Lan House que encontrei, fiz meu texto e publiquei no blog. Até a hora do almoço tudo correndo bem. Como pré-estabelecido, viajaríamos de volta para São Paulo umas seis da tarde. Saímos no horário. Não se passou meia hora na estrada, uma luz se acendeu no painel de controle do carro. Faltava água ao pobrezinho. Meu pai colocou um garrafinha de água na bomba, mas não passou muito tempo e o carro começou a cheirar queimado. Paramos e uma fumaceira se apresentou. É, tivemos que parar na estrada. Por sorte, não estávamos muito longe da cidade de onde tínhamos partido. Ligamos para um tio que nos socorreu, junto com seu genro, e nos levaram para a casa de onde não tinha feito muito tempo que havíamos saído.


Se fosse uma pessoa mais crente nas coisas, poderia falar que foi destino ter decidido publicar o texto no blog na parte da manhã, assim, consegui cumprir o combinado. O importante era que tinha dado tudo certo. Já que o texto de quarta estava na rede e já havia outro para fazer, resolvi começar a pensar no que escrever, como transmitir a correria que havia sido os primeiros dias do blog. Sabia que toda a viagem e o acontecimento estranho no percurso conseguiam ilustrar bem os percalços que apareceram para três estudantes de jornalismo que resolveram investir na ideia de um blog diferente. Que elas queriam que fosse, realmente, diferente.


Foi quando, na casa onde estava, a luz acaba. Ai, não tinha mais o que pensar. Peguei meu notebook e comecei a escrever essa pequena aventura e a primeira de 2014. E como grande moral da história fica a certeza que, como a viagem, o Puxadinho, deu certo, depois de algumas complicações, e dará muitas alegrias para a gente.






Por Letícia Cristina

bottom of page