top of page

O que já aconteceu em 2014

  • puxadinhoblog
  • 6 de jan. de 2014
  • 3 min de leitura

O primeiro dia do ano já começou com mudanças. Os agentes públicos foram os primeiros a senti-las.



Desde o dia 1º de janeiro está proibida a distribuição gratuita de bem, valores ou benefícios por parte das autoridades.


A partir de 8 de abril, o salário dos servidores não pode ser aumentado pela administração pública, a menos que seja para repor a inflação.


No dia 5 de julho, fica proibido admitir ou demitir servidores, exceto para cargos em que não houvEm casos de necessidade pública, governantes podem fazer publicidade para as eleições de outubro, fora isso a propaganda oficial será limitada. Obras públicas só podem ser inauguradas até o mês de julho.


Os candidatos das eleições só podem aparecer em propagandas e pedir votos a partir do dia 6 de julho. Em 19 de agosto, inicia-se o horário eleitoral.



No segundo dia do ano, Eduardo Campos, governador do Pernambuco, presidente do PSB e candidato a Presidência da República nas próximas eleições, anunciou os novos secretários a cargos que estavam sem titulares desde outubro passado, quando o PT e o PTB saíram da gestão do PSB em Pernambuco.


Dentre os vários secretários, dois nomes indicados são do PSDB: Murilo Guerra, que vai assumir a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE); e Caio Mello que ocupará a presidência do Detran-PE.


Eduardo Campos vai deixar o Governo de Pernambuco no dia 4 de abril, para poder se dedicar a eleição presidencial. Marina Silva, que, recentemente, se filiou ao PSB, é apontada como vice na chapa liderada por Eduardo Campos. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o anuncio oficial sairá até o fim de janeiro.



Na sexta-feira (3), o Ministro da Fazenda, Guido Mantega fez um pronunciamento, pois, segundo ele, “queria dar boas noticias, do ponto de vista fiscal”. O governo anunciou que cumpriu a meta do superávit primário - a economia feita para pagar os juros da dívida pública.


O anuncio foi feito quase um mês antes do que se esperava, e segundo o ministro a meta definida pelo governo foi cumprida.


“O governo central cumpriu o compromisso de fazer um resultado fiscal, um superávit primário acima de R$ 73 bilhões para o ano de 2013. Na verdade, fizemos um pouco a mais, fizemos algo como 75 bilhões”, afirmou o ministro.



Nos EUA, as primeiras mudanças foram radicais. O estado do Colorado autorizou a venda de maconha para uso recreativo. Apenas residentes do Colorado maiores de 21 anos são autorizados a comprarem 30 gramas da droga, e visitantes apenas um terço dessa quantidade.


Cerca de 140 lojas já têm a licença para vender a maconha, que só pode ser consumida em locais privados.


O estado do Colorado votou pela legalização da droga em 2012, se tornando o primeiro estado norte-americano a permitir a venda de maconha. Outros 18 estados e a capital Washington permitem o uso da droga para fins médicos



A presidente Dilma Rousseff ainda está curtindo as férias, mas no último domingo de 2013, ela fez um pronunciamento na TV e no rádio afirmando que combaterá a inflação e vai manter o equilíbrio das contas públicas.


“Sabemos o que é preciso para isso e nada nos fará sair desse rumo, como também nada fará mudar nosso rumo em favor de mais distribuição de renda, diminuição da desigualdade e pelo fim da miséria e em defesa das minorias”, afirmou.


Para a presidente, a vida do povo brasileiro evoluiu ao longo dos anos e para a alegria geral da nação, 2014 será um ano em que o padrão de vida da população vai melhorar mais.


“Sinto alegria de poder tranquilizar vocês dizendo-lhes que entro em 2014 com a certeza que o seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje. Sem risco de desemprego, podendo pagar suas prestações, em condições de abrir sua empresa ou ampliar o seu próprio negócio.”


Que seja assim, presidente!




Por Nicole Rodrigues

 
 
 

Comentários


© 2023 by SUGAR & SPICE. Proudly made by Wix.com

bottom of page